![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiHBhhYbOJ0ydSQ9AYKsF_QW9hju-Jf_BoYjkd2qrkrMCnAm_knbiYfzvB3FjuKQe0g4mNMi-RrRkrKLr4hf5ZadUtw0ul9Tu3ykYOMOpXxoiIpoGQwiby4qw90cy8ZCE_YYYV1U_Vi1ik/s400/banner_cima0.jpg)
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Caso de Estudo: RTVE – Rádio Televisão Espanhola
País: Espanha
Ano de mudança: 2008
Categoria: Audiovisuais
Créditos: SUMA
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Matriz de Análise do Sistema de Identidade Visual
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Motivos Estratégicos
Realização de um reposicionamento estratégico da Identidade Visual e Corporativa da Instituição
Motivos Funcionais
Redefinição da eficácia da Identidade Visual ao nível do Design
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Estratégias de Identificação
Mudança de Logótipo - Predomínio de palavras
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Elementos do Sistema de Identidade
Sistema Visual
Alteração da Tipografia
Alteração dos elementos Gráficos
Alteração da paleta Cromática
Sistema Verbais
Não se detectou alterações
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Arquitectura da Marca
Redefinição da estrutura de um Sistema Misto para um Sistema Endossado
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História
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A Rádio Televisão Espanhola (RTVE), líder nas audiências Nacionais, gere a Rádio e a Televisão Públicas Espanhola. A partir de 2007 e através de algumas mudanças internas, a Instituição sentiu a necessidade de mudar a sua estrutura através de uma nova estratégia de Identidade Corporativa, que pudesse adaptar às profundas transformações no mercado áudio visual e preparada para o futuro. O objectivo principal seria o de estabelecer para com os seus públicos um vínculo afectivo, tentando mudar as barreiras e a imagem que algumas audiências (especialmente as mais jovens) tinham sobre os produtos da RTVE a da sua Marca.
O projecto de Design levado a cabo pela SUMMA, teve como estratégia e objectivo expressar através da nova Identidade Visual Institucional, uma Imagem moderna, inovadora, responsável, afectuosa, mais próxima e profissional para com os seus públicos (independentemente da sua ideologia, língua ou costumes).
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Os Signos Identificadores
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Nomes
A Identificação ou denominação da Instituição manteve a definição sintética dos atributos da Identidade da mesma (Rádio Televisão Espanhola) assim como utiliza na sua Marca Gráfica a construção através das iniciais (RTVE) os nomes de Contracção.
Logótipos
Surgindo como o segundo plano de identificação de uma Instituição, o Logótipo assumiu-se como a versão Gráfica adoptada por esta Instituição através da utilização de um Logótipo Tipográfico Exclusivo (Tipografia exclusiva e desenhada exclusivamente para o efeito). Acentua-se como denominador comum nas 3 marcas o “e” de Espanha tornando a Identidade Visual coerente e unificada (Ver Fig. 1)
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Fig.1- Esquema representativo da mudança da Marca Gráfica da Instituição
Cores
Com o objectivo de manter a conexão emocional para com os seus públicos, a nova Identidade Visual abandona as formas quadradas e estáticas utilizadas nos seus signos identificadores anteriores, transmitindo agora mais dinamismo e maior proximidade com a era digital. Tendo como um dos objectivos principais a “transmissão” de luz nas suas marcas gráficas, o esquema cromático foi desenvolvido de forma a criar sempre um efeito de movimento, flexível, que cresce e se adapta aos inúmeros formatos e aplicações (Ver Fig. 2).
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Fig.2- Representação do Esquema Cromático da nova Marca Gráfica
Tipografia
RTVE Officina foi a Tipografia desenhada (tanto em Castelhano como em Catalão) especificamente para a nova Identidade Visual da Instituição, tanto para utilizações em ecrã como para produtos de comunicação impressos. As suas formas arredondadas permitem que a luz flua facilmente através das animações desenvolvidas para ecrã e visualizamos uma linguagem digital mais adequada aos objectivos da Identidade da Instituição - aproximação aos seus públicos (ver Fig. 3).
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Fig.3- RTVE OFFICINA - Tipografia e aplicações em Economato da Instituição
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Estrutura da Identidade Visual Institucional
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A RTVE conta com 8 canais de televisão, 6 emissoras de rádio e um novo portal de Internet, nesse sentido foi desenvolvida uma estrutura de Identidade Visual Institucional Endossada, abandonando a antiga estrutura (Mista), tirando partido de um naming fortemente ligado e dependente e da utilização da mesma tipografia e do mesmo grafismo unificam e estruturam toda a arquitectura da Identidade Visual. (Ver Fig. 4)
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Fig.4- Estrutura de Identidade Visual Endossada
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Sistema de Identidade Visual Institucional
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Passando de uma estratégia “pull” (as televisões ditam os seus conteúdos) para uma estratégia “push”, próprio da era digital no qual são as audiências que decidem o que querem ver, quando e onde pretendem consumir os produtos audiovisuais, produziu-se objectivamente uma mudança significativa na nova Identidade Visual e Corporativa de toda a Instituição. A consistência (pela primeira vez as marcas gráficas têm uma Identidade Visual coerente e unificada sendo o “e” de Espanha o denominador comum das 3 marcas), o movimento (a RTVE é agora uma “moving brand”. As marcas gráficas aparecem sempre em movimento, a Identidade adapta-se e move-se, está viva. Pretende estar próxima com a audiência e ao mesmo tempo tecnológica e moderna) e a luz (carece de forma, evolui e cria um sistema flexível que cresce e se adapta aos inúmeros formatos e aplicações) fazem agora parte de todo o Sistema de Identidade Visual da Instituição (Ver Fig. 5,6,7 e 8).
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Fig.5- Sistema de Sinalização interior e exterior da RTVE
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Fig.6- Exemplos das Marcas Gráficas para aplicações principais em ecrã
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Fig.7- Aplicações principais das Marcas Gráficas em ecrã
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Fig.8- Vídeo de apresentação das mudanças produzidas pela nova Identidade Visual
Fontes: foroalfa.org
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