A nova marca da cidade resume-se a um "Porto.". E
não é coisa pouca porque, como disse o presidente da autarquia, Rui Moreira, na
apresentação oficial deste conceito, o seu criador "teve a capacidade de
simplificar, permitindo que num simples ponto coubesse o Porto todo".
Foi com esse ponto,
sem mais artifícios, que a White Studio decidiu sintetizar o que entende da
cidade para a qual criou a nova imagem. “Questionámo-nos muito: como é o Porto?
Por mais análises que fizéssemos pode-se sempre resumir. O Porto é o Porto.
Ponto. Acabou”, explicou ao PÚBLICO o designer Eduardo Aires, da White Studio.
A
proposta não foi isenta de algum nervoso miudinho. Aquele Porto a que era
apenas associado um ponto final poderia ser demasiado sintético para a Câmara
do Porto, o cliente que a equipa de Eduardo Aires procurava satisfazer.
“Tínhamos a dúvida se a câmara iria acatar uma capacidade de síntese tão
elevada… Mas, afinal, era isso que procurava”, disse o designer,ainda antes da apresentação oficial.
Ao
novo claiming da
cidade, os criativos associaram uma imagem gráfica, de contornos azuis sobre um
fundo branco, que foi beber a cor aos azulejos históricos da cidade, e as
formas a tudo o que o Porto é – da francesinha aos eléctricos, das pontes ao
vinho, da Casa da Música ao Mercado do Bolhão, do casario do centro histórico à
Sé.
A
equipa construiu “um Porto feito à medida de cada um” e que “pode ainda ser
moldado”, defendeu Aires. Por isso, na apresentação da nova marca da cidade,
foi instalado um painel com várias quadrículas vazias, para que qualquer pessoa
pudesse inscrever ali um novo símbolo: uma fachada que não está ainda no
emaranhado de desenhos proposto pela White Studio, um ícone esquecido, uma
imagem ignorada…
Terça-feira,
o sinal “Porto.” vai espalhar-se pela cidade e toda a imagem do município irá
sendo, gradualmente, actualizada. Onde, até agora, existia o simbolismo verde
implementado durante a anterior gestão autárquica, vai passar a aparecer o azul
de linhas direitas ou arredondadas do novo conceito. E que pode ser composto
apenas por um dos muitos ícones criados no gabinete da Rua de Alexandre Braga
(como a fachada dos Paços do Concelho, que será o novo símbolo da Câmara do
Porto) ou por um conjunto de várias imagens, que se associam de maneira diferente,
adequando-se ao fim que se procura promover.
Esta
segunda-feira deveriam entrar também em funcionamento as novas plataformas
electrónicas do município e de todas as empresas municipais. A sinalética da
autarquia – da fachada do Gabinete do Munícipe aos avisos nos bairros sociais –
vai sendo progressivamente alterada. Alguns, de imediato, outros à medida que o
"desgaste" próprio das coisas exija mudança. Por enquanto, apenas as
placas toponímicas, também substituídas durante os mandatos de Rui Rio,
continuarão inalteradas.
Fonte: http://www.publico.pt/local/noticia/porto-esta-e-a-nova-marca-da-cidade-1671253#/0
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