segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Novo Signo Identificador Gráfico para campanha de prevenção das alterações climáticas.



Al Gore em 2000 concorre à presidência dos Estados Unidos e perde após uma eleição marcada por uma contagem polémica dos votos. Em 2006 produz um documentário An Inconvenient Truth sobre as mudanças climáticas, nomeadamente sobre o aquecimento global sagrando-se vencedor do Óscar de melhor documentário em 2007. Pelos seus esforços na disseminação sobre as alterações climáticas do planeta, Al Gore recebeu em 2007 o Prémio Nobel da Paz e ainda o Prémio Príncipe de Asturias de la Concordia. Decide doar o prémio no valor de $750,000 à Alliance for Climate Protection - Instituição sem fins lucrativos criada por ele para prevenir o aquecimento global.
Al Gore encomendou à Martin Agency, a Richmond, Va o programa de design e a Identidade Visual para uma nova campanha promovida por esta Instituição, com o objectivo de prevenir o aquecimento global. Sendo a marca gráfica o elemento principal desta campanha, a mesma traduz uma imagem facilmente memorizável, apesar de não conter nem o nome da Instituição, nem as suas iniciais.



WHY ME?
A solução representa a ambição desta campanha que pretende ultrapassar qualquer barreira política ou económica. Brian Collins, responsável pelo Gabinete especializado em estratégias de Branding, encontrou a solução para a criação deste elemento gráfico através de uma frase da constituição:
"We not only have to work together to solve the climate crisis, but we have to call, loudly, for our political and business leaders to get involved, too"

Foi através do jogo de palavras "we" e "me" que foi desenvolvida esta marca gráfica, traduzindo a ideia de que todos, ou individualmente devemos participar neste movimento.



Foi criada pelo tipografo Chester Jenkins uma nova tipografia, que traduz o funcionalismo dos cartazes suíços do movimento modernista dos anos de 1960.
A letra “m” quando virada ao contrario traduz perfeitamente a letra “w”, enquanto que a forma simboliza o facto de que a crise climática afecta todos em todo o planeta. A cor verde desta marca gráfica sugere naturalmente um convite a uma atitude optimista e ecológica.

A campanha pode ser consultada através do site:

wecansolveit.org

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