Design de comunicação
É uma disciplina
híbrida, que se situa (algures) entre o território do design e o do
desenvolvimento de informação, e que se foca fundamentalmente na criação e
transmissão de informação, ou se quisermos, na forma como os vários media
comunicam com as pessoas.
O termo é regra geral
usado como sinónimo de comunicação visual, mas tem uma definição mais lata, que
abarca todos os sentidos e meios envolvidos no processo de comunicação. Os
meios podem ser analógicos ou digitais - tais como posters,
cartazes, vídeos ou websites -, e os sentidos podem ser o visual, auditivo,
olfativo ou tátil, envolvendo em muitas das materializações um mínimo de dois
(no caso de um website por exemplo, poderá ser o visual e o auditivo, no caso
de um livro poderá ser o visual e o tátil).
O design de comunicação
procura atrair, inspirar, criar desejos e motivar a audiência para responder às
mensagens, com vista a produzir um impacto favorável na perceção das mesmas,
cuja finalidade pode passar - a título de exemplo e sem exclusividade - pela
construção de uma marca, pelo aumento das vendas, ou a resolução de uma questão
humanitária.
O design de comunicação
pode também referir-se a uma abordagem sistemática à comunicação, em que a
totalidade dos meios e mensagens de uma cultura ou organização são
desenvolvidos como um processo único e integrado, em oposição a uma abordagem
fragmentada e intermitente.
Encontram-se, ao nível
das sub-disciplinas e de uma forma indicativa, a publicidade, direcção de arte,
gestão de marca, estratégia de conteúdos, escrita criativa (copywriting),
direcção criativa, design de informação, design instrucional, comunicação de
marketing, artes performativas, apresentação, escrita técnica e artes visuais.
Fonte: https://suporte.dsi.tecnico.ulisboa.pt/termo-de-glossario/design-de-comunicacao
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