domingo, 20 de fevereiro de 2011

Ideias em Caixa 2010




A Universidade do Algarve (UAlg), através do CRIA, promoveu o Concurso de Ideias para criação de empresas inovadoras “Ideias em Caixa 2010”, com o alto patrocínio da Caixa Geral de Depósitos.
Este Concurso teve como objectivo o de promover o o empreendedorismo qualificado e a inovação na região do Algarve, apoiando a criação de empresas, especialmente com base no conhecimento produzido na UAlg por alunos, investigadores e professores.
Neste contexto e dado que o objectivo deste concurso seria o de desenvolver uma empresa como consequência natural do saber acumulado e da sua incidência na comunidade académica da UAlg: alunos, investigadores e professores, apresentamos uma ideia de criar um laboratório (docente António Lacerda e discentes Inês Vital e Bruno Rodrigues do Curso de Design de Comunicação da UAlg-ESEC) e transferisse os conhecimentos de design de comunicação desenvolvidos por estes promotores e que contribuísse para o desenvolvimento económico e social da Região do Algarve.

Surge o projecto Design Thinking – Algarve.



O projecto Design Thinking - Algarve, pretende ser um gabinete prestador de serviços de design de comunicação, com uma vertente de investigação, composto por um colectivo de 3 elementos da Universidade do Algarve do Curso de Design de Comunicação (um docente e dois alunos). Este gabinete propõe a aplicação de uma nova metodologia para o design ou redesign de produtos e serviços - a metodologia Design Thinking - ferramenta colaborativa para a identificação de problemas e desenvolvimento de soluções de comunicação visual, centradas nas experiências reais e participação dos consumidores/utilizadores. Esta metodologia divide-se essencialmente em 7 etapas. A primeira etapa tem como objectivo detectar um determinado problema ao nível da comunicação de um produto/serviço. A segunda etapa (observação) analisa e tenta perceber a experiência, comportamento e utilização do produto ou serviço pelo seu consumidor/utilizador, através de entrevistas, inquéritos, utilizando o vídeo, fotografias ou inquéritos. A etapa de análise, decompõe as informações recolhidas, de modo a fornecer pistas para o desenvolvimento de novas ideias ou soluções, procurando padrões e correlações de forma a criar novos insights, identificando as necessidades e motivações dos consumidores/utilizadores. A etapa de Design, selecciona as ideias para a criação dos protótipos de modo a estabelecer novas soluções. A quinta etapa (verificação), analisa os diferentes protótipos ao nível da sua usabilidade, compreensão, eficácia, diferenciação, custos e inovação e por último, a etapa de implementação e gestão, compreende o acompanhamento da produção, implementação e gestão da nova solução (verificando se foram cumpridos os objectivos propostos).

Dado que o CICaixa 2010 decorreu em três fases sequenciais, apresentamos a nossa candidatura em Janeiro e a mesma foi seleccionada para a fase dois, que consistiu no direito à participação nos se Seminários e Oficinas de Empreendedorismo que decorreram nos dias 29/30 Jan. 2011 e 5/6 Fev. 2011). No decorrer destes dois fins-de-semana, tivemos oportunidade de assistir a palestras sobre Desenvolvimento de Produtos/Serviços e Organização de Negócios, Mercado e Crescimento do Negócio, Financiamento e Fiscalidade, proferidas por empresários e especialistas nas diferentes áreas e às oficinas de empreendedorismo, onde fomos assistidos por consultores do CRIA no sentido de elaborar o nosso plano de negócios.








Por último, apresentamos a nossa ideia e projecto a um júri de especialistas, que a irão analisar juntamente com o pré-plano de negócios entregue no dia 16 de Fevereiro. Os vencedores serão divulgados dia 14 de Março, e a sessão de entrega de prémios terá lugar dia 21 do mesmo mês.

Apesar de aguardamos ansiosamente os resultados deste concurso, foi sobretudo muito gratificante termos sido seleccionados na primeira fase, acompanhados pelos profissionais do CRIA, elementos da UAlg e por todos os colegas e profissionais que estiveram presentes neste evento.

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