terça-feira, 22 de março de 2011

Logótipos exclusivos - Museu de Portimão

O logótipo é a versão visual do nome de uma organização, produto, etc. É a transformação do signo verbal em signo visual. O logótipo é um signo linguístico e ao mesmo tempo gráfico, que surge pela necessidade de memorizarmos e visualizarmos o que é verbal. Tem a sua origem na tipografia e é o elemento que expressa visualmente a denominação de um produto ou serviço.
O logótipo é um signo que têm como função comunicar algo por meio de significantes tipográficos, dotado de valores expressivos e conotativos. Neste enquadramento, são diversas as gamas de tipos de signos existentes e recursos significantes, de modo a satisfazer todas as circunstâncias e as diversas existências de identificação.

São numerosas as possibilidades que existem para transformar o texto em formas visuais. Apresentamos de seguida uma série de imagens que foram captadas no Museu de Portimão no Algarve de diversos logótipos singulares e que fazem parte do nosso património cultural imaterial.
Todos os exemplos apresentados, mostram letras caligráficas e desenhadas como um todo apenas para o logótipo como uma forma exclusiva, não correspondendo a nenhuma família tipográfica estandardizada, construídas com uma maior ou menor expressão gráfica.












Sem comentários: