segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Conferência com Norberto Chaves



Tema: “Qué es una Buena Marca – Quince Parâmetros de Rendimiento de un Identificador Gráfico”
Local: Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa
Data: 12 de Dezembro de 2008

Durante a participação no Encontro Latino Americano de Design em Buenos Aires, no passado mês de Agosto, tivemos o prazer de conhecer pessoalmente o Professor Norberto Chaves. O contacto efectuado resultou num convite informal para uma sua eventual participação como conferencista na Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa. Dada as suas referências internacionais académicas e profissionais no campo da Comunicação e da Identidade Corporativa, e de termos tido conhecimento que o Professor Norberto Chaves nunca tinha vindo a Portugal, foi com imensa satisfação que recebemos a informação da aceitação do nosso convite. Definiu-se após os contactos mais formais, o dia 12 de Dezembro como data da realização da conferência.

Foi no Espaço Rainha Sonja da Noruega (Antigo Espaço Cubo) que Norberto Chaves proferiu a sua conferência sobre a temática dos signos identificadores gráficos e dos seus parâmetros e indicadores de rendimento e adequação aos perfis das organizações.

Inicialmente foi efectuada uma contextualização sobre a importância da Comunicação, Identidade e funções de uma Marca e posteriormente Norberto Chaves prosseguiu com uma exposição do modelo desenvolvido em conjunto com o seu sócio Raúl Belluccia, sobre os quinze parâmetros de rendimento de um Signo Identificador Gráfico: Qualidade Gráfica genérica, Ajuste tipológico, Correcção estilística, Compatibilidade semântica, Suficiência, Vigência, Reprodutibilidade, Legibilidade, Inteligibilidade, Pregnância, Persuasão, Singularidade, Declinação dos Sistemas de Identidade e Valor acumulado.

Esta conferência, além do rigor, do profissionalismo e da capacidade comunicativa de Norberto Chaves, teve uma utilidade fundamental para o aperfeiçoamento da nossa investigação em Design sobre os Sistemas de Identidade Visual Institucional – Design e Gestão dos Signos Identificadores Gráficos, já que iremos utilizar este modelo para efectuar um diagnóstico das marcas gráficas das Universidades Públicas Nacionais.







Sem comentários: